Equipamentos de três Unidades de Reservação da SAEC (Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva) foram atingidos por descargas atmosféricas na noite desta quarta-feira, dia 22. Por conta da falha no mecanismo, alguns bairros tiveram interrupção no fornecimento de água. Os problemas foram ocasionados pelas fortes chuvas registradas em Catanduva e constatados via sistema computadorizado.
Na Unidade de Reservação da rua Bebedouro (UR-3), vários componentes de automação e drives de acionamento de motores de bombas queimaram. Pelo menos dois motores pararam de funcionar. De imediato, técnicos da SAEC estiveram no local e adotaram os procedimentos operacionais para restabelecer parcialmente o sistema. A UR-3 é responsável pela distribuição de água aos bairros localizados na região do São Francisco. Por cerca de duas horas – ainda na noite de quarta-feira – os moradores dessa área ficaram sem água.
Na Unidade de Reservação do Shangrí-la (UR-31), os equipamentos atingidos foram o soft starter (mecanismo que aciona a bomba do poço profundo), o relé de nível (controla o nível do reservatório) e o medidor de vazão (computa dados que precisam ser fornecidos ao DAEE). Por conta do incidente, houve interrupção no abastecimento de água na manhã desta quinta-feira, dia 23. Parte dos equipamentos foi prontamente substituída, condição que possibilitou o restabelecimento do sistema e a distribuição de água.
Na Unidade de Reservação do bairro Júlia Caparroz (UR-14), a descarga atmosférica causou danos ao inversor de frequência (que aciona a bomba de pressurização). O sistema possui redundância e a bomba complementar está em operação, enquanto a parte danificada segue em manutenção.
A SAEC reforça a orientação para que os moradores economizem água para que, em situações adversas como essas, não ocorra desabastecimento.
Fonte: Assessoria/Prefeitura